Sopram ventos de mudança sobre os Protocolos de Comunicação em Ambiente Industrial na Indústria Portuguesa

Sopram ventos de mudança sobre os Protocolos de Comunicação em Ambiente Industrial na Indústria Portuguesa
Durante a actividade quotidiana da IndustrialSYS, visitamos com regularidade vários clientes de diversas áreas de negócio. Em todos eles, temos observado uma crescente curiosidade e até, em alguns casos, uma crescente integração dos protocolos de comunicação em ambiente industrial Profinet. Este protocolo tem trilhado o seu caminho de crescimento e, ao que tudo indica, será dentro de alguns anos o protocolo reinante na indústria portuguesa.
O Profinet é um protocolo que tem por base o padrão TCP/IP, fazendo com que desta forma seja possível interligar as várias camadas da cadeia de produção e gestão. Se até à sua introdução existiam claramente dois níveis definidos, ao nível de gestão eram utilizadas redes do tipo TCP/IP, ao nível de produção eram utilizadas redes onde reinavam protocolos baseados em ligações série, como o Profibus e Modbus, a partir da sua introdução o suporte físico será idêntico.
Mais informações? Contacte-nos:
email: info@industrialsys.pt | tel.: +351 967 161 605
A alteração deste paradigma trará muitíssimos benefícios, contudo, outros tantos desafios. Começando pelos benefícios, esta alteração permitirá uma maior conectividade e transparência entre todos os níveis de gestão e produção, trará também uma maior estandardização das tecnologias de redes e consequente redução de custos de manutenção. Por outro lado, a alteração do paradigma existente trará muitos desafios à industria nacional já que esta terá que se dotar de pessoal técnico e de tecnologias novas. Ao nível das equipes de manutenção estas terão que ser dotadas de conhecimentos em redes TCP/IP, bem como de novas ferramentas de diagnóstico e monitorização.
Ao nível tecnológico esta alteração é uma autentica revolução já que a largura de banda disponível aumenta de sobremaneira permitindo implementação de soluções de IOT num meio tradicionalmente avesso a mudanças. O aumento da largura de banda, a unificação das redes de gestão com as redes de produção trará uma sobrecarga e um novo desafio aos equipamentos de rede, bem como, a quem os configura. De agora em diante, estes equipamentos constituintes de rede, como os switches, terão que forçosamente ter implementadas politicas de gestão da qualidade de serviço. Caso tal não se verifique existem riscos bem reais de a rede Profinet sair como elo mais fraco desta equação. Nesse cenário poderão ocorrem paragens extemporâneas do processo, originando avultados custos económicos.
A empresa Procentec – da qual a IndustrialSYS é representante no mercado nacional – é uma das pioneiras na criação de soluções de diagnóstico ao nível de redes Profibus. Esta, irá lançar no próximo mês de Abril uma das primeiras soluções de diagnóstico em redes Profinet. Para mais informação entre em contacto através do email info@industrialsys.pt ou do telefone +351 967 161 605.