Profibus no “papel português”

Profibus no "papel português"
Profibus, acrónimo de Process Field Bus, é o protocolo de comunicações em ambiente industrial mais utilizado na indústria papeleira portuguesa. A camada física deste protocolo é assegurada pelo protocolo de comunicações série RS-485 half duplex. Utilizando apenas um cabo, com dois condutores, é possível interligar todos os equipamentos de uma determinada área processual num bus de comunicação.
Na industria papeleira dos dias de hoje, os habituais módulos de IO, estão a dar lugar, a transmissores inteligentes capazes de comunicar em diversos protocolos, como por exemplo o Profibus PA. Através da sua utilização é possível obter os seguintes benefícios:
1. Redução do tempo de implementação.

2. Redução de custos, numa primeira fase de projecto, e numa segunda fase, de manutenção de cariz preventivo e correctivo.
3. Capacidade de obter diagnósticos de funcionamento dos vários slaves.
Mais informações? Contacte-nos:
email: info@industrialsys.pt | tel.: +351 967 161 605
Estas vantagens, conjugadas com um avanço ao nível dos sistemas de controlo, DCS, têm permitido à indústria papeleira nacional o aumento da sua produtividade, reduzindo down times das instalações e levando a cabo planos de manutenção de cariz preventivo.
Todos os benefícios decorrentes da utilização do Profibus terão forçosamente que ser acompanhados com a aquisição das ferramentas adequadas para uma correta manutenção de toda a rede de Profibus existente, e através da capacitação dos recursos humanos existentes nas equipas de manutenção fabril.
Os principais pontos de falha deste protocolo estão bem identificados, sendo eles:
1. Interferências electromagnéticas
1. Conectores Profibus mal instalados
3. Mau funcionamento do equipamento de campo
A IndustrialSYS nasceu em 2012 e é desde o início de 2015, o representante oficial para o mercado português da empresa Procentec. Colocamos à disposição de todos os nossos clientes os mais avançados produtos nas áreas do Profibus e Profinet. Contacte-nos para receber mais informação sobre estas tecnologias – info@industrialsys.pt+351 967 161 605.