Os protocolos de comunicação em ambiente industrial são nossos amigos?

Os protocolos de comunicação em ambiente industrial são nossos amigos?

Se o leitor(a) é dos que tem a resposta na ponta da língua, pare e pense bem. Leia este texto para perceber o porquê de não haver uma resposta unânime, mesmos nos dias de hoje.

A IndustrialSYS orgulha-se de ter um leque bastante alargado de clientes do setor produtivo nacional. Clientes das mais variadas industrias, desde a da pasta e papel, passando pela farmacêutica, e terminando na automóvel. Desta forma, o nosso dia a dia é bastante variado e representativo do que é o tecido nacional.
Mais informações? Contacte-nos:
email: info@industrialsys.pt | tel.: +351 967 161 605
O feedback que vamos tendo é que os nossos clientes ou amam ou, pura e simplesmente, detestam os protocolos de comunicação em ambiente industrial. Como especialistas desta realidade, conseguimos perceber o porquê deste estado de alma tão antagónico e díspar de cliente para cliente. O seu estado de alma prende-se com o know how que cada cliente tem neste tipo de tecnologia.

Clientes que dispõem de engenheiros de sistemas versados na integração destas tecnologias nos seus sistemas de automação, ocupam o lado da barricada dos que amam já que, através delas, conseguem aumentar de forma exponencial a informação que retiram dos equipamentos, podendo criar rotinas de manutenção preventiva.

Os clientes que não dispõem de mão de obra qualificada nestas tecnologias, pura e simplesmente, não concordam a sua utilização. Desta forma, estes clientes saltam de imediato para o lado da barricada dos que não gostam da sua utilização, já que não veem nenhuma vantagem nisso. Um dos grandes factos que suporta este sentimento de “ódio” é a elevada complexidade que estes trazem a uma solução de automação. Mesmo quando são utilizados protocolos sobejamente simples, como o caso do Modbus RTU, são necessários conhecimentos e ferramentas extra para diagnosticar falhas.
Os protocolos de comunicação em ambiente industrial são nossos amigos?
Apresentados os dois lados da barricada, bem como os factos que os suportam, cabe-nos a nós apresentar a nossa visão sobre esta tecnologia. Nos dias de hoje, a utilização dos protocolos de comunicação em ambiente industrial é crescente. Aliás, não é apenas crescente, é mesmo exponencial. A evolução tecnológica que assistimos – não só, mas também – no mundo da automação industrial, permite que todos os dispositivos sejam ligados em rede. Quer através de soluções de IOT, quer através de protocolos como o Modbus TCP ou Profinet, quer através de protocolos mais antigos como o Modbus RTU ou Profibus.

 

Todas estas novas ligações têm, apenas e só, um objetivo: aumentar o conhecimento que temos sobre algo. Esta necessidade de conhecimento poderá ter várias vertentes, desde o aumento de produtividade através de solução de machine learning, ou redução de custos através da realização de manutenção preventiva, ou ainda aumentar o nível de diagnóstico em caso de falha.

 

Toda esta necessidade de informação gera fluxos de dados massivos que terão que ser geridos e acompanhados com regularidade. Assim, a monitorização das redes de comunicação em ambiente industrial assume um papel fundamental para prevenir futuros down times inesperados.

Tecnologia e Mercado em Crescimento

É assim, desta forma, que acreditamos poder afirmar que os protocolos de comunicação em ambiente industrial como Profibus, Profinet, Modbus, quando usados, podem ser excelentes aliados no nosso dia a dia. Eles podem reduzir imenso o custo de um grande projeto de automação, contudo, se não forem instalados e mantidos por pessoal com as ferramentas e conhecimentos adequados, podem facilmente tornar-se o nosso pior e mais vil inimigo.

 

A IndustrialSYS, empresa com representação exclusiva dos líderes mundiais na área dos protocolos de comunicação industrial Procentec e Schildknecht, orgulha-se de providenciar aos seus clientes serviços e ferramentas de diagnósticos de elevado valor acrescentado. Através deles os nossos clientes têm alcançado um aumento da produtividade e uma redução de custos. Até hoje, fizemos com que todos aqueles que se cruzam connosco e que amavam os protocolos de comunicação, ainda mais os amem atualmente e os que odiavam, mas decidiram dar uma oportunidade, passassem hoje para o lado dos mais acérrimos defensores.

 

Por: João Costa, CEO da IndustrialSYS.