NETWORK CONDITION INDICATOR:

Um aliado na deteção de problemas na rede

NETWORK CONDITION INDICATOR: um aliado na deteção de problemas na rede
O Network Condition IndicatorNCI -, da plataforma COMBricks, é uma ferramenta que se destina a supervisionar redes Profibus. Esta poderá ser executada em qualquer computador, com sistema operativo windows, não havendo qualquer mecanismo de licenças atualmente em funcionamento, sendo uma tecnologia freeware. Trata-se de um forte aliado das equipes de manutenção, permitindo detetar, medir e acelerar a resolução de constrangimentos que ocorram na rede em tempo real.
Toda a informação disponibilizada por esta ferramenta é recolhida dos vários COMBricks instalados em campo. Desta forma é necessário introduzir apenas o IP e a porta de comunicação utilizada pela Head Station do COMBricks.

Informação em tempo real

Tal como é visível na Figura 1, esta ferramenta apresenta na sua interface o estado de funcionamento das várias redes Profibus. Toda a informação é atualizada em tempo real. Existe também um alarme sonoro para que os técnicos de manutenção sejam avisados de eventuais falhas de comunicação.
Interface do Network Condition Indicator
Figura 1 – Interface do Network Condition Indicator

Informação detalhada

Através desta ferramenta, é também possível realizar algum diagnóstico. Na Figura 2 é possível verificar as falhas detetadas pela unidade COMBricks localizada remotamente. Caso seja necessária informação mais detalhada, poderá aceder diretamente ao website que esta disponibiliza, para tal, basta clicar em “Browse to webpage…”.
Mais informações? Contacte-nos:
email: info@industrialsys.pt | tel.: +351 967 161 605
Figura 2 - Informação detalhada
Através desta interface é possível verificar que tipo de alarmes se encontram ativos na rede Profibus em questão, percebendo a razão do semáforo indicativo do estado da rede analisada. No exemplo anterior, o semáforo de cor vermelha está relacionado com a deteção de uma mensagem do tipo Lost. A título de exemplo, mensagens do tipo Ilegal também colocam a sua rede “no vermelho”.
Outras informações como a versão de firmware e tempo de funcionamento da head station estão também disponíveis nesta interface.

Através da utilização desta ferramenta gratuita, passa a ser possível monitorizar diversas redes em permanência e aferir o seu bom estado em tempo real.