Em casa de fabricante de cabos… sistema wireless industrial

Em casa de fabricante de cabos… sistema wireless industrial

À medida que a constituição e tecnologia utilizada em cabos se torna cada vez mais complexa e específica para cada aplicação, também o seu desenvolvimento e produção se torna mais sofisticado e exigente.

Desta forma, é natural que os produtores de cabos tenham como intenção acompanhar as novas exigências e atualizar o seu sistema de produção. Foi o caso da empresa de produção de cabos alemã Kabel Sterner GmbH, que efetuou um upgrade às máquinas de produção de cabo com um sistema wireless industrial – sim, leu bem, trata-se de uma empresa de produção de cabos a instalar um sistema… sem cabo nas suas unidades produtivas.

Rotação a Alta Velocidade

Os cabos de comunicação são fabricados em máquinas de entrançar. Estas máquinas consistem num transportador de bobina e num rotor. Com o movimento de rotação do transportador de bobina a alta velocidade, o rotor vai puxando os arames de forma independente, permitindo que a máquina torça (ou “enrole”) os arames no produto final.
Mais informações? Contacte-nos:
email: info@industrialsys.pt | tel.: +351 967 161 605
Para produzir cabos de alta qualidade, é necessário registar e controlar esses padrões de movimento com precisão. A solução standard para as tarefas de controlo que envolvem as partes rotativas é bem conhecida, e tem sido usada também para máquinas de entrançar: anéis coletores que transferem sinais de encoders rotativos e sensores de proximidade para a unidade de controlo. A desvantagem desta solução é a suscetibilidade a falhas, especialmente quando as máquinas estão em operação contínua e ininterrupta.
Rádio Master e Antena Master
Rádio Master e Antena Master

Upgrade em duas fases

Para evitar esta ocorrência, a empresa Kabel Sterner GmbH decidiu iniciar o upgrade das suas máquinas de entrançar para obter comunicações fiáveis.
A Kabel Sterner optou por uma abordagem em duas etapas: substituindo a tecnologia de anel coletor pela comunicação sem fios – sistema wireless industrial – entre dois módulos de rádio e passando da tecnologia clássica de controlo analógico para o PROFIBUS. Essas duas etapas estão intimamente relacionadas, já que a conexão sem fios faz parte do caminho de comunicação com a unidade de controlo e, portanto, deve fornecer uma transmissão PROFIBUS totalmente segura e sem erros.

Processo de instalação

Para se efetuar a alteração do sistema existente para uma comunicação de dados em sistema wireless industrial, alguns desafios interessantes tiveram que ser superados. Para começar, os módulos de rádio tinham que ser instalados num espaço confinado, e tiveram que ser considerados possíveis distúrbios devido ao ambiente metálico.
Além disso, os dois módulos de rádio, incluindo as antenas, circulam entre si com mais de 400 RPM e com uma flutuação constante da via de rádio de 0,3 m a 1,5 m. Fundamentalmente, esta aplicação sustentou-se na construção de um caminho de rádio PROFIBUS em rotação de alta velocidade num espaço extremamente confinado.

Dois anos, zero problemas

Para conseguirem ter um registo livre de ocorrências/problemas, a empresa implantou dois módulos de rádio habilitados para PROFIBUS da série DATAEAGLE 3715 / Schildknecht AG), equipados com antenas omnidirecionais e tecnologia de rádio Bluetooth. Esta provou ter sido a decisão certa.
Mais de dois anos de operação sem problemas da máquina de entrançar comprovam o desempenho excecionalmente estável do PROFIBUS, juntamente com a fiabilidade dos módulos de rádio DATAEAGLE. Até mesmo pelos seus procedimentos de filtragem integrados para transmissão confiável de sinais PROFIBUS, patenteados pela Schildknecht.
Os sistemas de comunicação wireless industrial são o futuro dos protocolos de comunicação. Em determinados ambientes e contextos fabris, são definitivamente a melhor solução. Já pensou qual é o melhor sistema de comunicação para a sua unidade de produção? Cabo ou Wireless? Consulte a gama de produtos DataEagle para soluções de sistema wireless industrial ou da Procentec para soluções com cabos.
Rádio Slave e Antena Slave
Rádio Slave e Antena Slave
Para obter mais informações acerca desta tecnologia, contacte-nos através do email info@industrialsys.pt ou do telefone +351 967 161 605.